CONHEÇA A ENGENHARIA DE CARDÁPIO E DEIXE DE PERDER DINHEIRO COM RESTAURANTE

Muito do que acontece em um restaurante é fruto de criatividade.

Todos os cozinheiros gostam de pensar em si mesmos como artistas. Afinal, estamos falando de artes culinárias.

Mas quando se trata da elaboração do cardápio, o restaurante precisa recorrer à ciência.

Na verdade, muita criatividade em um cardápio pode ter consequências financeiras negativas para o restaurante, mas Isso não quer dizer que o cardápio não deva ser produzido de forma criativa.

Certas cores, tipo de letra e até mesmo fotos em alguns casos, são elementos-chaves de um cardápio bem feito.

Saber quais as cores, o tipo e tamanho da fonte, e se imagens devem ser incorporadas ao cardápio, são considerações muito importantes de serem feitas para se poder elaborar um cardápio lucrativo.

Esses recursos são componentes da ciência chamada "Engenharia de Cardápio", e aprender a colocar este conhecimento para trabalhar no desenvolvimento do cardápio pode aumentar os lucros do restaurante de forma significativa, sem necessariamente ter que se aumentar os preços.

Para isso, existem algumas dezenas de técnicas de marketing de cardápio feitas para influenciar o que os clientes compram.
Algumas dessas técnicas incluem:

Nomes dos itens - Um simples prato de peito de frango torna-se mais atraente se for chamado de "Super frango irresistível".

 Descrições dos itens - descrições curtas são, via de regra, preferidas. Mas se há um item no cardápio com uma descrição mais longa do que os outros, seus clientes irão notar, pois as pessoas estão condicionadas a notar algo que é diferente.

Espaço negativo - para dar destaque especial a um item do cardápio, utilize um espaço vazio em torno dele. A atenção dos seus clientes será atraída para ele.

Preços aninhados aos itens - Ao invés de justificar os preços à direita da página, fato que incentiva os clientes a fazerem a escolha do item pelo preço, coloque o preço do item no final da descrição, no mesmo tamanho da fonte. Isso incentiva o cliente a escolher um item pela descrição, e não pelo preço.

Não usar cifrões. - Psicologicamente, foi provado que cifrões criam uma resposta fisiológica negativa de dor.

Projeto de cardápio é realmente uma combinação de arte e ciência.

Se o cardápio do seu restaurante mais parece um convite do casamento, ele pode estar te levando a perder muito dinheiro.

Mário Miranda é Business Coach, Consultor Financeiro, Especialista em Engenharia de Cardápio, Palestrante, Educador Empresarial e criador dos Conceituados Cursos da série Gestão Lucrativa de Restaurantes. E-mail: mario.miranda@inforest.com.br

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